SOBRE A PROJETARQ
Atualmente, a PROJETARQ tem como sócios o casal de arquitetos e urbanistas Irlan Leite e Carime Afonso, que vem atuando desde 2009 com empreendimentos comerciais, especialmente, em shopping center, seja na elaboração de projetos de arquitetura de interiores, de projetos complementares, em consultorias, como também, na execução de obras.
Nossa sede fica na cidade de Porto Velho, no estado de Rondônia, mas já exploramos muitos estados do Brasil (Acre, Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Bahia, Pará e Minas Gerais), pois, onde nosso cliente precisa estar, nós estaremos também.
Em nossas obras, sempre priorizamos, a qualidade do acabamento, o prazo de entrega e a comodidade do nosso cliente de não precisar estar na obra. Costumamos dizer que o principal papel do nosso cliente é o de pagar em dia, o restante nós resolveremos. Não tem dia, não tem hora, se precisar estaremos na obra!
Carime Afonso
No meu aniversário de 15 anos, quando me perguntaram “o que você quer ser?” Eu respondi que queria ser “arquiteta” e fui em busca desse sonho.
No ano de 2002, fiz vestibular para o curso de arquitetura e urbanismo na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, pois na minha cidade natal, que é Porto Velho, ainda não tinha. E porque Maceió? Porque minha família costumava viajar de férias para o litoral no final do ano e meus avós tinham um apartamento na cidade, então, já teria um lugar para morar.
Passei no vestibular, e em fevereiro de 2003 iniciei o curso na Universidade Federal de Alagoas – UFAL e concluí em 2008. No dia seguinte à minha festa de formatura, peguei o voo e retornei à Porto Velho para assumir o concurso como cadista no DETRAN/RO e, no ano seguinte, em março de 2009, fui chamada para assumir o concurso da Prefeitura do Município de Porto Velho, mas dessa vez, como arquiteta e urbanista, onde permaneci até junho de 2024.
Nos 15 anos de serviço público, minha atuação profissional foi, principalmente, na área de urbanismo, na elaboração de legislações urbanísticas, implementação do plano diretor, licenciamento de obras, aprovação de projetos de parcelamento do solo e regularização fundiária. Porém, em 2013 me tornei sócia da PROJETARQ e passei a dividir meu tempo entre os dois trabalhos, até escolher por apenas um deles. Senti a necessidade de aperfeiçoamento profissional pelo trabalho que desenvolvo no escritório e fiz MBA de Gestão de Projetos em Engenharias e Arquitetura pelo Instituto de Pós Graduação – IPOG. Recentemente, iniciei também pelo IPOG, o MBA de Negócios Imobiliários e Incorporações. Gosto de participar de eventos de temáticas diferentes, não necessariamente, relacionados à arquitetura, em lugares diferentes, se for fora da cidade melhor ainda.
Irlan Leite
Em 1998, entrei na área da Construção Civil, por insistência de mainha, quando ela me fez fazer, simultaneamente o ensino médio, o curso técnico de edificações na antiga Escola Técnica de Alagoas – ETFAL, onde, atualmente, é o Instituto Federal de Alagoas – IFAL.
Desde então, comecei a trabalhar como desenhista em escritórios de engenharia estrutural e engenharia de instalações. Mas, antes disso, já tinha sido vendedor de picolé, office boy, vendedor de CD, não tinha tempo ruim, precisava trabalhar.
Em 2002, passei no vestibular para o curso de arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Alagoas – UFAL, mas o que eu queria mesmo era educação física, já que era nadador e competia quando estava na ETFAL.
Em 2008, depois de formado, fui explorar novas oportunidades de trabalho e saí do litoral de Maceió para a floresta amazônica de Porto Velho e bati na porta do shopping center, que estava em construção na cidade, atrás de trabalho e consegui! Precisei abrir empresa para prestar serviço de consultoria ao comitê técnico do shopping. Depois que o shopping inaugurou, comecei a executar obras e assim começou o meu relacionamento com shopping center, que permanece até hoje. Iniciei uma pós – graduação pelo Instituto de Pós Graduação – IPOG, MBA em Gerenciamento de Obras.
Acham que sou engenheiro, pois minha atuação profissional sempre foi voltada para área técnica, com projetos complementares e execução de obra, e menos para projeto de arquitetura. Mas, você também pode me encontrar andando de moto, viajando, cozinhando ou contando algumas das minhas experiências de vida.